Tempestade geomagnética mais forte dos últimos 6 anos atinge a Terra.

No domingo, 24 de março de 2024, a Terra enfrentou uma tempestade geomagnética de intensidade G4. Esse fenômeno está relacionado ao Sol e causa perturbações significativas no campo magnético do nosso planeta.

A tempestade geomagnética recente é a mais forte registrada na Terra em pouco mais de 6 anos. Para contextualizar, a intensidade máxima da escala é G5, e desta vez, atribuiu-se o nível G4.

O evento foi precedido por uma ejeção de massa coronal ocorrida no sábado, 23 de março, como resultado de uma erupção solar de classe X com magnitude 1,1. Em outras palavras, houve um lançamento de uma nuvem de plasma e radiação no espaço.

No dia seguinte, a massa coronal encontrou a magnetosfera da Terra, causando ondas de choque e permitindo que a radiação solar penetrasse na atmosfera com mais profundidade do que o usual.

Cientistas já previam a tempestade, e as características incomuns do evento chamaram atenção. A erupção solar de classe X foi composta por duas explosões simultâneas, algo raro. Esses elementos indicam que o Sol está no “máximo solar”, dentro de seu ciclo de 11 anos, durante o qual apresenta maior atividade. Durante esse período, é possível que ocorram mais tempestades geomagnéticas.