Governo planeja R$ 12,6 bilhões em construções para esquema de aportes no Porto de Santos.

De acordo com estimativas da Autoridade Portuária de Santos, no período de aportes anterior, de 2020 a 2023, foram aplicados R$ 71,78 milhões.

A soma de verbas federais, estaduais e privadas, o esquema de aporte para o Porto de Santos de 2024 a 2028 abrangerá R$ 12,6 bilhões. O ministro de Portos e Aeroportos visitará a costa de São Paulo nesta segunda-feira (11), onde explicará detalhadamente as iniciativas e construções no maior complexo portuário do hemisfério sul.

Conforme estimativas da Autoridade Portuária de Santos, no ciclo de aportes passado, entre 2020 e 2023, foram aplicados R$ 71,78 milhões. O montante previsto para os próximos cinco anos é quase 177 vezes maior.

Para o corrente ano, estão programados aportes na faixa de R$ 568 milhões; para 2025, R$ 2,08 bilhões; para 2026, o maior dos montantes, R$ 3,3 bilhões; para 2027, R$ 3,4 bilhões; e para 2028, R$ 3,3 bilhões.

A principal construção do Novo PAC, o Túnel Santos-Guarujá, concentra a maior parcela dos aportes, aproximadamente R$ 6 bilhões. As consultas públicas para o projeto começarão no dia seguinte, 13, mas o Ministério de Portos e Aeroportos indica que já existem partes interessadas na parceria público-privada (PPP).

O financiamento para a construção será dividido igualmente, entre o governo federal e o estadual de São Paulo. O túnel conectará Santos ao Guarujá e será a primeira estrutura dessa natureza na América Latina. A construção se estenderá por 860 metros entre as margens (incluindo as entradas) e ficará submerso sob o leito do canal a uma profundidade de 21 metros.

A construção visa aumentar a segurança das embarcações que frequentam o Porto de Santos para efetuar operações. O porto responde por quase 30% do comércio exterior do Brasil.

Veja outras construções e aportes:
- Mudança do Concais para a região do Valongo: R$ 1,4 bilhão
- Estacionamento e vigilância digital do movimento dos caminhões: R$ 800 milhões
- Avenida Perimetral da Margem Esquerda: R$ 544 milhões
- Dragagem para aprofundamento do canal até 16 m: R$ 324,1 milhões
- Implementação do sistema de vigilância do tráfego marítimo: R$ 169 milhões
- Fortalecimento dos cais de atracação da Ilha de Barnabé: R$ 112,3 milhões
- Parque Valongo: R$ 100 milhões
- Reforma da Avenida Perimetral da Margem Direita: R$ 25,8 milhões
- Dragagem para aprofundamento dos cais entre os armazéns 12A e 23: R$ 14,9 milhões

No total, estão previstos R$ 8,68 bilhões em aportes privados, sendo R$ 2,8 bilhões em construções já em andamento e R$ 5,66 bilhões em construções a iniciar.